Jantar formal
Vai acontecer. Em algum momento, você vai ser convidada para um jantar formal. E importante que você se familiarize de antemão com os utensílios que serão utilizados.
Os utensílios sempre são posicionados para o uso de fora para dentro (do lado esquerdo do prato) e de dentro para fora (do lado direito do prato). O primeiro garfo que se pega é aquele mais distante do prato. O oposto se aplica às facas, do outro lado do prato. A faca a ser usada primeiro é a mais próxima do prato, e assim por diante.
[Isso é diferente do sistema PFDU em Álgebra – Primeiro, Fora, Dentro, Último. Sempre use o garfo ou faca mais próximo da sua esquerda.]
Arrumação formal da mesa (esperada em jantares de Estado, formaturas etc.)
Prato de jantar, posicionado para que o desenho no prato esteja voltado para o convidado
Prato de pão, posicionado acima dos garfos, à esquerda do prato de jantar.
Taças de vinho e de água, acima das facas e colheres à direita, posicionadas por tamanho.
Garfo de salada, posicionado à esquerda do garfo de jantar.
Garfo de carne, à esquerda do garfo de salada.
Garfo de peixe, à esquerda do garfo de carne.
Faca de salada, à direita do prato.
Faca de carne, à direita da faca de salada.
Faca de peixe, à direita da faca de carne.
Faca de manteiga, posicionada diagonalmente em cima do prato de pão.
Colher de sopa e/ou colher de sobremesa, colocada por fora das facas.
Garfo de ostra, depois das colheres
Guardanapo.
Entendeu? Très bien!
Em uma mesa de jantar cheia, a questão de a quem pertence o copo de água, a taça de vinho ou o prato de pão às vezes se torna confusa. Isso pode ser esclarecido simplesmente formando com seu polegar e indicador esquerdo a letra b (de bread, pão em inglês) e, com seu polegar e indicador direito, a letra d, como é mostrado abaixo (de drink, bebida em inglês).
b= bread d= drink
O prato de pão à sua esquerda é seu. O copo à sua direita também é seu.
Voilà!
[Você não quer comer o pão de outra pessoa por engano. Você não quer mesmo beber do copo de outra pessoa. Principalmente do copo de Boris Pelkowski, que sempre fica com comida boiando dentro.]
O que fazer em um Jantar:
→ Sempre espere até que todos estejam presentes à mesa antes de se sentar.
→ Sempre ponha o guardanapo no colo.
→ Sempre espere que sua anfitriã erga o garfo antes de você começar a comer.
→ Sempre corte sua comida em porções do tamanho de uma mordida, usando o estilo europeu ou o americano. No estilo europeu, corta—se a comida segurando—se a faca com a mão direita enquanto a comida é mantida no lugar pelo garfo na mão esquerda. Simplesmente pegue a comida cortada com o garfo ainda na mão esquerda, virado para baixo, O estilo americano é igual, exceto pelo fato de que, depois de cortar a comida, a faca é posta na beira— da superior do prato e o garfo passa da mão esquerda para a direita, virado para cima. Qualquer um dos estilos é perfeitamente aceitável.
→ Coma tudo o que está na sua colher ou garfo de uma vez só (faça porções pequenas).
→ Remova sementes, espinhas ou caroços da sua boca com os dedos (discretamente) e coloque—os na borda do prato.
→ Use os dedos para comer comidas como batatas fritas, batatas chips, sanduíches e espigas de milho. Assegure—se de limpar seus dedos no guardanapo após cada mordida — não os lamba.
→ Sempre peça licença se sentir necessidade de deixar a mesa no meio da refeição. Coloque seu guardanapo na cadeira.
→ Quando terminar, coloque sua faca e seu garfo ao lado um do outro atravessados no prato, e então espere que sua anfitriã se levante antes de deixar a mesa.
O que NÃO fazer em um jantar:
→ Não comece a comer antes que sua anfitriã o faça.
→ Não fale quando sua boca estiver cheia de comida.
→ Não levante o dedo mindinho quando erguer o copo.
[Mesmo que a sra. Thurston Howell III faça isso.]
→ Não corte sua carne (ou qualquer outra comida) em pedaços pequenos antes de começar a comer. Corte apenas o que pretende botar na boca naquele momento.
→ Não encha a boca com muita comida, não importa o quão boa esteja.
[Principalmente coisas geladas, como sorbet]
→ Não sugue o final do macarrão. Macarrão longo deve ser enrolado em porções pequenas no garfo, contra o lado côncavo da colher ou o lado do prato.
→ Não mergulhe novamente uma batatinha ou uma torrada em uma tigela de pastinha comum a todos se já tiver dado uma mordida.
Se, em um jantar formal — ou mesmo em uma refeição informal com os amigos — lhe oferecerem um prato que você não pode ou não quer comer, diga simplesmente, “Não, obrigada”, em voz baixa e educadamente. Não é necessário explicar por quê, mas se for por causa de sua firme devoção ao estilo de vida vegetariano, você pode dizer isso à sua anfitriã, se conseguir fazê—lo sem que a mesa toda a ouça. De outro modo, diga apenas não, merci!
[Não é uma boa idéia tentar deixar cair algo a que você se opõe eticamente a comer, como melão enrolado em presunto de Parma, no chão embaixo da sua cadeira na esperança de que o cachorro da sua anfitriã o coma. É possível que o cão também não coma, e a comida acabe na sola do seu sapato. Não que isso tenha acontecido comigo.]
A PRINCESA E (A SOPA DE) ERVILHA
O prato que parece desconcertar a maioria dos convivas não é, como se pode esperar, a majestosa lagosta ou a espinhosa alcachofra, mas talvez o mais simples de todos os repastos: a sopa. Sim, sopa. Entre sorver ruidosamente e raspar a colher no fundo do prato, um grande número de desastres pode ocorrer quando a sopa é consumida incorretamente, O segredo da sopa é simples: deixe longe! Sempre mergulhe a colher na sopa longe de você! Então, erga a colher até a sua boca enquanto se inclina a partir da cintura por cima do prato de sopa. Nada de se debruçar por cima do prato como um cachorro esperando por sua comida!
Quando a sopa chegar aos seus lábios, tome—a SILENCIOSAMENTE pelo LADO da colher.
Contrariando a opinião popular, em NENHUMA cultura fazer barulho é apreciado. Pelo menos, não pela realeza.E não enfie a colher inteira na boca como se estivesse tomando xarope.
Sorva pelo lado. SORVA!
Quando a sopa no seu prato atingir um nível em que você tem de inclinar o prato para alcançá—la, incline o prato para LONGE de você. Entendeu? Colher LONGE, inclinar o prato para LONGE. Assim, você evita causar um derramamento do tamanho das cataratas do Niágara no seu colo.
E nada de soprar a sopa! Se estiver quente demais para tomar, ESPERE ESFRIAR. E NÃO, VOCÊ NÃO PODE BOTAR O GELO DO SEU COPO D’ÁGUA NA SOPA. Em alguns países, o chef iria considerar isso o mais grave dos insultos e teria justificativa para expulsá—la de sua sala de jantar.
CONVERSA DE PRINCESA À MESA
Conversa à mesa apropriada para uma princesa
É considerado rude, na maioria dos países, conversar sobre política ou religião à mesa do jantar, a não ser que você esteja jantando com amigos íntimos. As pessoas não querem perder o apetite ouvindo pontos de vista que podem ser radicalmente diferentes dos seus, independentemente do quanto você queira convencê—los de que estão errados. Guarde seu discurso para a hora do coquetel, durante o qual suas vítimas podem se fortalecer com sensatez contra tal ataque.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e volte sempre!